sábado, 2 de agosto de 2008

AVESTRUZ A ave de carne vermelha


Meninas e meninos,
Fui convidado a conhecer o local onde o Thiago Trujillo tem o criatório de avestruzes da Fazenda Avestru’s.
Sou fã desta carne desde que a comi pela primeira vez há alguns anos atrás, e conheço os cortes da Fazenda Avestru’s desde 2006, tendo inclusive promovido duas degustações com seus produtos, em suas várias maneiras diferentes de preparo, sempre acompanhadas de vinhos.
Não quero aqui falar sobre gosto pessoal, mas eu, que vivo pensando em gastronomia e vinho, fiz uma matéria, já faz algum tempo, onde externei que para minha escolha, o modo mais natural, simples e perfeito de se preparar a carne desta ave tão exótica, é na grelha ou chapa, com sal e algumas ervas aromáticas, e o vinho que me agradou para harmonizar, foi um da uva Merlot.
Fiz também experiências posteriores com vinhos da Tempranillo, Malbec e Touriga Nacional, e todos se saíram bem, sempre para este tipo de preparo da carne que deve estar sempre no máximo "ao ponto".
Estou neste momento esperando chegar o pescoço desta ave, corte que ainda não provei, e também quero repetir a experiência mais que divertida de fazer um omelete do ovo, ocasião em que chamarei ao menos oito amigos para dividir o petisco.
Registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para o ciclo completo da criação de avestruzes, a FAZENDA AVESTRU´S emprega tecnologia de ponta e profissionais treinados em todas as etapas, desde sua incubação até a engorda, obtendo o melhor aproveitamento em todas as fases.
A carne de avestruz é de excelente qualidade, destacando-se das demais por ser rica em ácidos graxos, Omega 3 e Omega 6, ferro e cálcio. Com maciez incomparável e textura semelhante à carne bovina, a carne de avestruz possui um sabor ímpar, sendo considerada um alimento funcional, pois seus índices de gordura e colesterol são inferiores ao da carne de peru, não deixando de ser uma carne muito protéica.
Para quem ainda não teve oportunidade de experimentar a carne de avestruz, consulte o site da Fazenda Avestru’s
http://www.fazendaavestrus.com.br/.
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: