quinta-feira, 19 de junho de 2008

Valmarino presente no Vinho Outlet



Meninas e meninos, eu sempre me pergunto porque a variedade de uvas Cabernet Franc, tão bem conhecida de nossos viticultores, não poderia ser a nossa uva varietal emblemática.
Degustei com o EngºAgrº Marco Antônio Salton, gerente geral da Vinícola Valmarino de Pinto Bandeira-RS, o vinho Valmarino Orval Salton, elaborado com esta cepa.
Confesso que gostei muito.
A Cabernet Franc, variedade de uva tinta de origem francesa que se adaptou muito bem as características de solo e clima da Serra Gaúcha, é cultivada pela vinícola desde 1978, em Pinto Bandeira, proporcionando excelentes resultados. Com este varietal a Valmarino procura aliar os principais atributos de qualidade que são: a complexidade, fineza e equilíbrio em um vinho exclusivo. Esta linha de vinhos “OS” é uma homenagem ao pai do Marco, o enólogo e professor Orval Salton, o grande idealizador da vinícola e que acreditou no potencial desta variedade na região.
Também degustei e achei muito marcante e redondo, o Reserva Da Família Orval Salton.
Este vinho, um corte, das variedades Cab Sauv e Franc, Merlot e Tannat, é elaborado somente em safras especiais quando as uvas atingem altos índices de maturação.
Após a elaboração dos quatro varietais (Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Tannat) é definido um corte equilibrado em proporções distintas a cada safra de acordo com a avaliação do enólogo.Nas etapas subseqüentes o vinho sofre decantação natural não sendo filtrado, preservando assim todo o seu potencial e concentração. O envelhecimento é feito em barricas de carvalho e depois de engarrafado permanece ao mínimo 12 meses em caves de pedra para evoluir e maturar perfeitamente.
http://www.valmarino.com.br/
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: