terça-feira, 17 de junho de 2008

Manual Prático para o Sommelier Internacional-Para saber os sabores do Vinho


Lançamento do livro será em Caxias do Sul no dia 24 de Junho de 2008 no auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC)

Autor Roberto Rabachino
Publicado pela EDUCS – Universidade de Caxias do Sul

"Quem conhece bem o vinho e sabe descrever suas características pode parecer, aos olhos de um leigo, um alienígena que fala uma linguagem estranha, feita de palavras comuns usadas porém em contextos totalmente insólitos: perfume etéreo, final aromático, intensidade cromática, taninos de textura fina etc.
A verdade é que degustar um vinho é uma atividade complexa onde entram em jogo muitos fatores e principalmente muitos conhecimentos e “sensibilidades” pessoais.
Mas, para se aproximar ao mundo da degustação podem bastar algumas noções básicas".
Esta é a intenção do Autor: introduzir o Leitor gradualmente nos termos, nos conceitos, nos pequenos segredos.
Na prática, o Autor deseja proporcionar uma chave de acesso que permita aproximar-se ao vinho para poder descrevê-lo com maior conhecimento e, portanto, com maior satisfação.
Para descrever é necessário saber degustar. Isto é, usar os nossos sentidos, neste caso principalmente visão, olfato e paladar.
A finalidade deste Manual é fazer o Leitor compreender os argumentos ditados pelo vinho, apaixonando-se e aproximando-se ao assunto, com cuidado e espírito crítico, procurando assim construir percursos positivos.
"Para degustar, usamos um instrumento material que é o copo.
O instrumento principal, porém, somos nós.
Nós com nossas emoções, nossas peculiaridades únicas.
Nós com nossos objetivos.
Nós diferentes, porque diferentes são os limiares do prazer de cada um."
Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: