quarta-feira, 30 de abril de 2008

Instituto do Vinho do Porto e do Douro – IVDP - promove Degustação no BRASIL

Fui convidado pelo IVDP e assessoria, para degustar as delícias vindas desta região emblemática lusitana.
Setenta produtores de Vinhos do Douro e do Porto apresentaram seus vinhos dia 25 de Abril, em São Paulo, na maior degustação já organizada pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto no país. Mais de 350 vinhos foram apresentados para um seleto público de profissionais da área de eno-gastronomia, restauraters, críticos e formadores de opinião. Os vinhos foram apresentados por 27 das mais importantes importadoras do Brasil, que selecionaram os vinhos mais representativos da região do Douro.
Várias apresentaram novidades recém chegadas ao Brasil. “Estamos orgulhosos pela adesão suscitada pela prova, que é o reconhecimento do trabalho dos produtores e dos importadores e, do inegável prestígio de uma Região, onde se produzem alguns dos melhores vinhos do Mundo, como é o caso do Vinho do Porto e do Vinho do Douro”, afirmou Carlos Soares, responsável do IVDP pelo mercado brasileiro.

Para acolher esta iniciativa de promoção, o IVDP - organismo que em Portugal é responsável pela certificação e promoção dos vinhos da magnífica Região do Douro, escolheu o prestigiado Hotel Unique, considerado um dos hotéis mais arrojados e deslumbrantes em todo o mundo, na sua concepção e arquitetura, da autoria de Ruy Ohtake.
O Brasil é considerado um dos mercados estratégicos para os vinhos da Região do Douro onde tem sido registrado um crescimento importante nos últimos anos. As exportações de vinhos do Porto cresceram mais do dobro nos últimos quatro anos, passando de cerca de 588.000 garrafas em 2003 para 1.270.000 garrafas no final do ano passado. Já em relação ao DOC Douro, os vinhos de mesa, a evolução é de cerca de 50% nos 3 últimos anos, num total de 948.000 garrafas em 2007.
O Brasil é, atualmente, o 11º mercado mundial de Vinho do Porto em quantidade, com um crescimento superior a 17% em 2007, sendo o 4º mercado de comercialização de vinhos do Douro, com um registo ainda superior de 37% em comparação com o ano anterior. Em 2007, o valor global das exportações para este país de vinhos provenientes da Região Demarcada do Douro atingiu os 6,7 milhões de euros, o que representou um crescimento de 24% em relação a 2006.

Aguardem para próxima postagem a prova que fui convidado à participar, onde harmonizamos vinhos do Porto com chocolates....

Até o próximo brinde!

Álvaro Cézar Galvão

Nenhum comentário: